Notícias destaques

 

 
13/07/2021 - ENCAMINHADO O PEDIDO DE ABERTURA DO PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DE BÁRBARA MAIX JUNTO À SANTA SÉ

Presumido milagre que está em análise aconteceu em Santa Lúcia do Piaí, distrito de Caxias do Sul, onde, no final de 2018, uma mulher sofreu graves queimaduras enquanto fabricava sabão. Familiares e a comunidade invocaram a intercessão da Bem-aventurada Bárbara Maix e em 13 dias, a mulher teve alta hospitalar, sem sequelas e completamente curada.


 

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) encaminhou, no último dia 03 de julho, o pedido de abertura do Processo Apostólico de canonização da Bem-aventurada Bárbara Maix, austríaca que viveu no Brasil e fundou a ordem religiosa. A informação foi confirmada pela postuladora da Causa da Canonização, irmã Gentila Richetti, que vai acompanhar o andamento das ações em Roma.

 

Esta nova etapa irá investigar a ocorrência de um presumido milagre em Santa lúcia do Piaí, distrito de Caxias do Sul, em que uma mulher sofreu graves queimaduras de 2º e 3º grau enquanto fabricava sabão, em 2018. Os familiares e a comunidade invocaram a intercessão de Madre Bárbara. Em 13 dias, a mulher teve alta hospitalar, sem sequelas e completamente curada. Até o momento, a cura rápida não encontra explicação à luz da ciência.

 

Em 14 de outubro de 2019, o bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, deu a abertura do processo diocesano para investigar sobre a suposta cura. Foi constituído um tribunal eclesiástico, composto por um juiz, um promotor, um notário e um médico perito que acompanhou o depoimento das testemunhas. No dia 27 de fevereiro de 2020, dom José presidiu uma Missa na Catedral Diocesana na qual encerrou a fase local e validou a documentação. Duas cópias foram enviadas à Congregação das Causas dos Santos, via Nunciatura Apostólica, no início de maio de 2020 e devido à alternância da gravidade da pandemia, ora na Itália e ora no Brasil, não foi possível à postuladora viajar a Roma, até dia 28 de junho.

 

Aos 03 de julho, irmã Gentila apresentou, ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, o pedido de abertura do Processo Apostólico. A solicitação aguarda o decreto de validade do Inquérito Diocesano e, sob a orientação de um relator elaborará a Positio (posicionamento sobre o fato). Este trabalho, minucioso, será examinado pelos médicos e teólogos.

 

A Bem-aventurada Bárbara Maix


Nascida na Áustria em 1818, Madre Bárbara Maix tornou-se a primeira mulher beatificada, no Rio Grande do Sul. Perseguida em Viena, pela sua opção pela vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro e 14 anos em Porto Alegre, onde trabalhou no atendimento às meninas pobres e desvalidas. Também teve passagem pelas cidades de Rio Grande e Pelotas. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro (RJ). A causa de canonização foi iniciada em 1993, em Porto Alegre.


A vida cristã de Bárbara Maix, o testemunho de santidade e a cura milagrosa do menino Onorino Ecker, também vítima de grave queimadura, ocorrido em 1944, em Santa Lúcia do Piaí, foram essenciais para que o Papa Bento XVI a proclamasse  Bem-Aventurada (ou beata, em italiano). Com quatro anos, Onorino teve o corpo completamente queimado após ter derramado sobre seu corpo água fervente, cair nas brasas e respirar aquele vapor. O menino foi curado após 15 dias. A beatificação aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, em cerimônia religiosa realizada no Gigantinho, em Porto Alegre, com público de mais de 20 mil pessoas.


Texto: Diocese de Caxias do Sul


 
 
Veja mais notícias:
 
27/07/2021
COMUNICADO OFICIAL SOBRE A RETOMADA DE ATIVIDADES PASTORAIS NA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL
----------------------------------
24/07/2021
INFORMATIVO 115
----------------------------------
23/07/2021
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS
----------------------------------
23/07/2021
PARÓQUIAS DA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL ORGANIZAM CELEBRAÇÕES PARA MARCAR O 1º DIA MUNDIAL DOS AVÓS E
----------------------------------
22/07/2021
DIOCESE DE CAXIAS DO SUL TERÁ LIVE COM REFLEXÕES E MÚSICAS PARA CELEBRAR O 1º DIA MUNDIAL DOS AVÓS E
----------------------------------
 
 
     
     

 

Acesso Restrito Help Desk Evangelho do Dia Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa

 

 

 

 

 

Acesso Restrito Help Desk Twitter Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa Evangelho do Dia Evangelho do Dia