Notícias destaques

 

 
19/11/2020 - DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS É CELEBRADO NESTE DOMINGO
DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS É CELEBRADO NESTE DOMINGO.

A celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas acontece neste domingo, 22, na solenidade de Cristo Rei. “Esta celebração é motivo de alegrias e também de questionamento. O que este tempo nos pede? O que nós, leigos e leigas, podemos fazer a partir do chão que pisamos nesta comemoração do dia dos cristãos leigos e leigas?”, indagou a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira.


 

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo, ressalta que há na Igreja no Brasil uma participação extraordinária do laicato.

 

“O nosso laicato é um laicato ativo que procura se organizar e está presente nos diversos espaços eclesiais, na liderança, à frente das comunidades eclesiais, à frente das pastorais sociais, em associações e movimentos e outros organismos da Igreja”, reforçou.

 

Por outro lado, o bispo disse que há um grande número de cristãos leigos que ainda está na arquibancada torcendo mas não entrou no jogo. “Há um desafio grande para que os cristãos leigos e leigas, batizados, tomem consciência de seu batismo, da sua fé, missão e vocação e sejam presença transformadora como sujeitos eclesiais não só na Igreja, mas nas realidades do mundo”, defendeu.

 

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, não dá para pensar uma Igreja povo de Deus, a partir do Concílio Vaticano 2º, sem pensar na participação e no protagonismo dos cristãos leigos e leigas.

 

“No documento nº 105 da CNBB, os bispos do Brasil destacam a importância e a necessidade de um laicato que seja protagonista. É necessário que a Igreja, sobretudo nós os ministros ordenados, reconheçamos a importância, o papel e o lugar de protagonismo do laicato na Igreja no Brasil”, disse.

 

 

Programação 2020

 

Uma programação foi pensada para toda a semana pelo CNLB, em parceria com a Comissão para o Laicato da CNBB e por seus regionais para celebrar e refletir a presença e a missão dos leigos e leigas na Igreja no Brasil.  O tema do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 2020 é “Testemunho e profecia a serviço da vida”.

 

À luz do versículo assumido como lema bíblico deste dia, “Eu vos chamei a serviço da vida e da justiça” , extraído de Is 42,6, a presidente do CNLB lança uma pergunta ao laicato brasileiro: “Nós como cristãos leigos e leigas temos nos colocado a serviço da vida e da justiça? Nos espaços de garantia de direito e participação popular, nas praças onde o povo está em situação de rua, junto à juventude negra que está morrendo, junto às mulheres vítimas de violência e na própria Igreja?”.

 

Com informações CNBB e Canção Nova


 
 
Veja mais notícias:
 
01/12/2020
CELAM CONVOCA DIA DE ORAÇÃO PELAS VÍTIMAS DA COVID-19 E FURACÕES
----------------------------------
28/11/2020
INFORMATIVO SEMANAL #86
----------------------------------
21/11/2020
TODOS PELO GERAL
----------------------------------
20/11/2020
INFORMATIVO SEMANAL #85
----------------------------------
19/11/2020
O CONVITE DO PAPA PARA AMAR A IGREJA
----------------------------------
 
 
     
     
     

 

Acesso Restrito Help Desk Evangelho do Dia Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa

 

 

 

 

 

Acesso Restrito Help Desk Twitter Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa Evangelho do Dia Evangelho do Dia