Notícias destaques

 

 
04/01/2018 - INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Afinal, o que é ser cristão?

 

Estes dias alguém me perguntou: “Padre, afinal, o que é ser cristão?” E naquele momento comecei uma profunda reflexão sobre a vida cristã e sobre a importância de entender bem o que isto significa para melhor viver. Esta pergunta: “Padre, afinal, o que é ser cristão?” foi o start para uma profunda avaliação pessoal e também para uma avaliação da vida de nossa paróquia.

Ser cristão é, simplesmente, ter práticas religiosas, comungar, confessar e rezar? Ser cristão é, simplesmente, ter recebido os sacramentos nas horas importantes da vida, tais como o batismo, a primeira eucaristia, a crisma ou o matrimônio? Ser cristão é ser frequentador da  Igreja assim como de um clube ou de uma ONG? Ser cristão é, simplesmente, ser dizimista? Afinal, o que é ser cristão?

Ser cristão, muito mais do que ter práticas religiosas ou pagar o dízimo, é ter um estilo de vida, inspirado nos primeiros que foram chamados a serem discípulos de Jesus.

É o que nos mostra o Evangelho de São João. “Dois discípulos ouviram João Batista falar e seguiram Jesus. Jesus voltou-se e, vendo que eles o seguiam, disse-lhes: ‘Que procurais?’ Disseram-lhe: ‘Rabi, que quer dizer Mestre, onde moras?’ Disse-lhes: ‘Vinde e vede’. Então eles foram e viram onde morava, e permaneceram com ele aquele dia.” (Jo 1,37-39).

Iluminados por este texto, constatamos os passos do discipulado:

1) no início de tudo, as pessoas eram encantadas e atraídas por Cristo a um encontro com Ele;

2) convivendo com Jesus, percebiam o que em suas vidas deveria ser mudado e, arrependidas do mal praticado, buscavam assumir um novo estilo de vida;

3) ainda convivendo com Jesus, as pessoas amadureciam no conhecimento, no seguimento  e no amor a Jesus Mestre;

4) os primeiros cristãos inseriam-se na igreja, pois não pode existir vida cristã fora da comunidade;

5) tornavam-se apaixonados anunciadores de Jesus por terem vivido um experiência profunda de amor (cf. Documento de Aparecida, 278).

Como podemos ver, a vida cristã não termina com a recepção dos Sacramentos – batismo, confirmação e eucaristia. Os primeiros cristãos, antes de assim serem denominados, eram discípulos de Jesus, inseridos numa comunidade, para ali aprender o Seu estilo de vida e uma postura ética. Era realmente um caminho de configuração a Jesus.

A Diocese de Caxias do Sul nas suas atuais  Diretrizes de Ação Pastoral está muito preocupada em iniciar na vida cristã os batizados não evangelizados. E, por isso, com uma força-tarefa, a nossa Igreja local se propõe a repensar seus métodos de ação em todos os serviços e pastorais, em vista de formar cristãos verdadeiramente maduros.

Os bispos do Brasil na última assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tematizaram a Iniciação à Vida Cristã como prioridade para a Igreja no Brasil.

Nossa paróquia, por sua vez, já vem tentando colocar este projeto em prática, a começar pelo Conselho Paroquial de Pastoral, que se reúne uma vez por mês para partilhar e planejar as atividades de evangelização. Gradativamente queremos ajudar a cada serviço e pastoral a fazer o percurso proposto por Jesus, a fim de que possamos ser uma Igreja acolhedora, formadora e missionária.

E para você, meu irmão e minha irmã, o que significa ser cristão? 

 
 
Veja mais notícias:
 
22/01/2018
ENCONTRO DE ANIMADORES DAS EQUIPES DE CANTOS E REGENTES
----------------------------------
22/01/2018
PAPA FRANCISCO ENCERRA SUA VIAGEM APOSTÓLICA À AMÉRICA LATINA
----------------------------------
15/01/2018
DOM JAILTON É ORDENADO BISPO EM CARAVAGGIO
----------------------------------
15/01/2018
PAPA FRANCISCO VISITA NOVAMENTE A AMÉRICA LATINA
----------------------------------
13/01/2018
ROMARIA DA TERRA DO RS
----------------------------------
 
 
     
     
     

 

Acesso Restrito Help Desk Evangelho do Dia Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa

 

 

 

 

 

Acesso Restrito Help Desk Twitter Twitter Facebook Linkedin A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk Home Page A Empresa Serviços Clientes Contatos Acesso Restrito Help Desk A Empresa Evangelho do Dia Evangelho do Dia